O Diálogo Diário de Segurança, mais conhecido como DDS, é uma das principais ferramentas da Segurança do Trabalho para a prevenção de acidentes. Utilizado regularmente (ou, pelo menos, deveria ser, já que é denominado “diário”), ele exige habilidades específicas para garantir que cumpra sua função de maneira eficaz. Afinal, não é simples manter a atenção dos colaboradores por 10 ou 15 minutos, todos os dias.
Sabemos que em algumas situações não é possível realizar o DDS de forma diária, e, em muitos casos, acaba sendo feito o “DSS” (Diálogo Semanal de Segurança), mas isso não diminui sua importância. Pelo contrário, o diálogo se torna mais “raro” e, por isso, deve ser aproveitado ao máximo. Para te ajudar a otimizar esse tempo, preparamos algumas dicas valiosas, continue com a gente para conferir.
Escolha o local adequado
O DDS é um momento de aprendizado, por isso, os colaboradores devem estar totalmente focados no conteúdo. O ideal é que o diálogo seja realizado no local de trabalho da equipe, ou seja, no “habitat natural” dos colaboradores. Caso isso não seja viável, escolha uma sala ou espaço que acomode bem todos os participantes. Como o DDS é uma sessão rápida, evite locais com distrações, como ar-condicionado ligado ou luz apagada, para não prejudicar a concentração.
Comunique-se de forma clara com seu público
É fundamental adaptar a linguagem ao perfil do público presente. Isso fará toda a diferença no sucesso do DDS. A mensagem precisa ser compreendida de maneira clara, caso contrário, será tempo perdido. A responsabilidade pela comunicação assertiva é de quem transmite a mensagem. Portanto, procure se fazer entender de forma simples e objetiva, respeitando o nível de conhecimento do seu público.
Tenha uma boa postura
Evite usar materiais prontos para leitura durante o DDS. Caso precise imprimir algum conteúdo, use-o como referência, mas estude o que foi impresso e converse com confiança sobre o assunto. A leitura só deve ser feita em casos muito específicos, como em notícias ou histórias que você não domina completamente, mas que são importantes para os colaboradores. Procure não desviar o olhar ou olhar para baixo. Manter contato visual transmite segurança e credibilidade, além de criar uma conexão com os colaboradores e reforçar a importância do momento.
Incentive a participação de todos
Embora alguns colaboradores participem mais ativamente, é importante dar espaço para que todos possam expressar suas opiniões. O DDS é um “diálogo”, não um “monólogo”. Envolver os colaboradores na conversa é essencial. Uma boa estratégia é permitir que alguns deles também conduzam o DDS, sempre com a sua supervisão. Ao ensinar, eles aprendem mais profundamente, o que também contribui para o aprendizado coletivo.
Embora o DDS seja um tema abordado desde os cursos técnicos, o que frequentemente observamos nas empresas é que ele é utilizado apenas para cumprir formalidades. Muitas vezes, as empresas se limitam a passar uma lista de presença, sem se preocupar com os reais resultados da atividade. O que importa é apenas “provar” que o DDS aconteceu.
No entanto, já que o DDS precisa ser realizado, vamos trabalhar para que ele tenha um aproveitamento real e contribua efetivamente para a saúde e segurança dos colaboradores. Ao otimizar este momento, conseguimos transformar o DDS em uma ferramenta ainda mais eficaz na prevenção de acidentes e no fortalecimento da cultura de segurança dentro da empresa.